Infelizmente tem sido cada vez mais comum furtos e roubos de bicicleta em condomínios. O pouco espaço interno das unidades faz com que os condôminos optem por guardar suas bikes na garagem do condomínio, e sabendo disso, os ladrões e oportunistas se valem da comum falta de vigilância para adentrar e subtrair inúmeras bicicletas.
E de quem é a culpa? Posso ser indenizado?
Os condomínios clientes da DeltaOmega possuem alta tecnologia a favor da segurança para evitar práticas como essa e outros tipos de crimes, mas caso algo do tipo ocorra,possuem um seguro civil exclusivo de 1 milhão de reais para indenização da vítima.
Já os demais condomínios que não são nossos clientes, a resposta vai depender da Convenção de Condomínio. Mas normalmente tais convenções excluem a responsabilidade do condomínio pelo furto e roubo em áreas comuns, deixando o morador no prejuízo.
“Ausente a Convenção de Condomínio, ou Regimento Interno do mesmo, inviável aferir se há previsão expressa de responsabilidade nos casos de furto em área comum. A presença da cláusula é condição para a responsabilização do condomínio nos termos da jurisprudência pacífica desta Corte” (trecho retirado de decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça).
Portanto, é sempre bom saber se existe cláusula a respeito dessa indenização.
Como evitar o roubo / furto de bicicleta em condomínio?
Atualmente os serviços de portaria remota contam com serviços e tecnologia que aumentam a segurança e evitam essas ações, então essa fica como a principal recomendação para o síndico. Mas cuidado, não são todas que agregam outros serviços de segurança ao condomínio!
Uma outra saída, é instalar suportes de teto/piso/parede com opção de trava e cadeado e orientar aos moradores que travem suas bicicletas. Afinal, por mais que o condomínio não seja obrigado a indenizar o morador, é sempre bom dificultar um pouco, não é mesmo?
Até porque os ladrões sempre buscam o caminho mais fácil. Dentre bikes com correntes, cadeados, etc, e bikes sem qualquer proteção, os ladrões, com certeza, irão optar por aquelas que estão sem qualquer proteção.
E ai, gostou da matéria? Compartilhe com outros síndicos e moradores para que fiquem mais atentos.